T-Bone na grelha: Quanto tempo? Como fazer?

Você sabe como se preparar T-Bone na grelha? Esse corte de carne bovina é conhecido pela suculência e sabor, sendo perfeito para churrascos.

O T-Bone é retirado da região do dorso da carne bovina e inclui dois cortes diferentes em um só: o lombo e o filé mignon. Sua principal característica é o osso em formato de “T” que divide os dois cortes.

De um lado do osso está o lombo, que é conhecido pelo sabor intenso e marmorizado (presença de gordura intercalada na carne).

Por outro lado está o filé mignon, corte mais macio e menos marmorizado, mas muito apreciado pela textura macia.

Portanto, se você quer inovar no seu churrasco e incluir essa carne nobre, mas não sabe como prepará-la, hoje discutiremos as questões que envolvem o tempo de cozimento, como identificar o ponto ideal, além de apresentar um passo detalhado guia passo a passo. Confira!

T-Bone na churrasqueira: Quanto tempo leva para cozinhar?

O tempo de preparo do T-Bone na churrasqueira pode variar dependendo de diversos fatores, como o tamanho do pedaço de carne, a temperatura da churrasqueira e a preferência de cozimento.

No entanto, você pode usar as estimativas abaixo como base:

  • Para mal passado, grelhe por cerca de 3 a 4 minutos de cada lado.
  • Se preferir a carne mal passada, aumente o tempo para 4 a 6 minutos de cada lado.
  • Para um ponto mais feito, espere de 6 a 8 minutos de cada lado.

É importante lembrar que é sempre recomendado usar um termômetro de cozinha para garantir que a temperatura interna chegue a 54°C para mal passado, 63°C para mal passado e 71°C para bem passado.

Como determinar o ponto sem termômetro?

Mas se você não tem acesso a termômetro em casa, não se preocupe. Existem métodos visuais e táteis que podem ajudar a determinar o cozimento da carne sem a necessidade de termômetro.

Ao grelhar um T-Bone na grelha, você pode avaliar o cozimento da seguinte forma:

  • Tocar: Primeiro, pressione levemente a carne com as costas de um garfo ou pinça. Se for macio e ceder um pouco, é mais raro. Por outro lado, se você tiver resistência moderada, está pronto para prosseguir. Mas se parecer firme ao toque, está bem passado.
  • Observação visual: Outro aspecto a ser observado é a cor da superfície da carne. Raramente, terá um centro mais vermelho. Quanto ao ponto, o centro ficará mais rosado. Por fim, para bem passado, terá uma cor mais uniforme, acinzentada, sem muito rosa.
  • Suco de Carne: Por fim, fure a carne com um garfo e observe o suco que sai. Para mal passado, o suco ficará avermelhado. Ao ponto, o suco ficará mais claro, com tonalidade rosada. Para bem passado, o suco ficará límpido, indicando que está totalmente cozido.

Estas são indicações gerais e podem variar. Praticar e ajustar de acordo com sua preferência ajudará a melhorar sua capacidade de determinar o cozimento do T-Bone sem um termômetro.

Agora, veja abaixo a receita completa e detalhada:

T-Bone na churrasqueira

Ingredientes:

  • 1 pedaço de T-Bone (aproximadamente 1,5 kg)
  • Sal grosso a gosto
  • Pimenta preta moída a gosto
  • Chimichurri (opcional, para servir)

Método de preparação:

  1. Inicialmente, retire o T-Bone da geladeira cerca de 30 a 60 minutos antes de grelhar para permitir que atinja a temperatura ambiente. Enquanto isso, prepare a grelha em fogo médio-alto. Em seguida, esfregue generosamente sal grosso nos dois lados do corte e acrescente pimenta-do-reino moída a gosto.
  2. Enquanto isso, acenda o carvão na churrasqueira e deixe queimar até formar uma brasa consistente. Se possível, crie diferentes zonas de calor na grelha para ter controle sobre o cozimento. Em seguida, coloque o T-Bone na grelha em fogo médio-alto.
  3. Em seguida, grelhe por aproximadamente 4 a 6 minutos de cada lado para obter um cozimento médio. Ajuste o tempo de acordo com sua preferência de cozimento: menos tempo para mal passado, mais tempo para bem passado.
  4. Posteriormente, utilize o método tátil, visual ou termômetro para verificar o cozimento da carne, conforme mencionado anteriormente. Vale lembrar que o T-Bone tem dois cortes – o lombo e o filé mignon. Certifique-se de verificar os dois lados da peça.
  5. Para finalizar, retire o T-Bone da churrasqueira e deixe descansar por alguns minutos. Antes de fatiar, verifique a direção das fibras da carne e corte-as finamente contra essas fibras para garantir uma textura mais macia. Dessa forma, sirva acompanhado de chimichurri, se desejar, e acompanhamentos de sua preferência, como farofa, vinagrete ou batata assada.

Você também pode estar interessado em ler:

Conclusão

Resumindo, preparar o T-Bone na churrasqueira pode ser uma excelente forma de inovar o seu churrasco. Por isso, criamos o texto de hoje para servir de guia, dando a você a base necessária para preparar esse corte na sua própria casa.

Da mesma forma, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que você se sinta motivado a reproduzir esta receita, acrescentando seu toque pessoal, escolhendo seus temperos preferidos, entre outros.

Por fim, compartilhe nos comentários como foi sua experiência seguindo esta receita e quais ajustes ou customizações você fez.

Gostou, o que você achou dessa receita? Agora deixe o seu comentário abaixo e compartilhe para que nossa comunidade cresça, faça parte dela. Ah Não se esqueça de Curtir nossa Página no Facebook e Nosso Instagram, Siga também no Pinterest.

Quer conhecer outras receitas parecidas com T-Bone na grelha: Quanto tempo? Como fazer? você pode visitar nossa categoria clicando aqui 👉 Carnes.

Participe do nosso Grupo do WhatsApp Clicando Aqui 👉 Participe do nosso grupo!!

Amanda Cristina

Sou Amanda Cristina redatora especializada no mundo da culinária e gastronomia, sou redatora desse site de receitas. Minha jornada começou com uma paixão genuína pela comida e a vontade de compartilhar minhas descobertas culinárias com o mundo.Com formação em Comunicação e Jornalismo, rapidamente percebi que minha verdadeira paixão estava na escrita de artigos, receitas e dicas relacionadas à culinária.

Receitas para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Mais informações