Caçarola de bife não é um corte ou carne específica, mas uma receita de carne cozida. O preparo consiste em escolher uma carne mais firme para o bife, geralmente é cozida sob pressão e com caldo grosso.
Considerando que esta é uma dúvida muito comum, achei que seria interessante falar sobre o tema. Então, me acompanhe em dicas fantásticas que vão te levar a preparar uma das melhores receitas de carne na frigideira. É imperdível!
O que cada carne entrega no preparo do bife de caçarola?
Confundir carne hoje em dia é a coisa mais fácil de acontecer, pois o O mercado está constantemente se reinventando. Ainda mais quando falamos do termo caçarola, que ninguém mais usa com muita frequência.
No entanto, este é um tipo de preparação antiquadoquando os cozinheiros usaram o a boa e velha caçarola para amaciar a carne. Tanto é que o corte mais utilizado na época era o coxão duro.
A realidade mudou muito e a maioria das carnes, como piso externo, eles são realmente macios e deliciosos. No entanto, a tradição manteve-se e a caçarola de bife é um prato transmitido de geração em geração. Descubra as melhores carnes para não ficar mal.
Coxa dura
Vamos resgatar a tradição e a essência da “caçarola” preferencialmente feito com coxa dura. Naquela época, as pessoas usavam a caçarola para fazer carne cozida lentamenteem fogo baixo e por muito tempo.
Na frigideira, a carne se desfez e o molho rico com legumes frescos fechou redondo e receitas deliciosas. O coxão duro possui algumas das melhores características para preparo:
- Corte econômico e fácil de encontrar.
- Textura mais resistente e fibrosa.
- Pouca gordura que não deixou o caldo muito forte.
- Consistência perfeita para absorver temperos e molhos.
coxa macia
Já o bife de coxa macia É uma alternativa naturalmente mais suave e com sabor mais pronunciado. Isso porque possui maior quantidade de gordura, fibras curtas e combina muito bem com uma maior variedade de temperos.
Incluindo o o chá de dentro é ideal para receitas que pedem cortes mais altos, pois é igualmente macio. Vale ressaltar que o tempo de cozimento do coxão mole é bem menor, principalmente quando feito em uma autêntica caçarola.
Bife de peito
Uma das minhas carnes preferidas para ensopados é o peito de boi, um dos melhores cortes frontais. Sem contar que hoje em dia é possível encontrar peito bovino igual aos cortes considerados premium.
E digo mais, alguns açougueiros trabalham com diferentes cortes do peito, como maçã do peito. O granito tem exatamente o formato de um bife? Bem, não necessariamente, mas a riqueza de sabor do molho compensa qualquer estética que fuja do convencional.
Pescoço de boi desossado
Eu escolhi o pescoço de boi desossado para criar um pouco de “controvérsia” aqui hoje. Olha, muita gente nunca comeu e diz que é dura, por ser uma carne de terceira categoria. Por outro lado, desafio você a escolher o pescoço, que possui características como:
- Marmoreio: o pescoço tem uma gordura entremeada que confere ao molho guisado uma explosão de sabores, muito rica.
- Sabor: O carne de pescoço Possui sabor profundo que realça muito a presença de vegetais no caldo.
- Textura: sim, o pescoço tem fibras muito resistentes, mas nada que o cozimento lento não consiga quebrar. E outra, quando o colágeno derrete, a carne se desfaz.
- Economia: grande acessibilidade tanto na oferta como no preço.
- Versatilidade: além de ser possível cortar em formato de bife, você pode fazer cubos ou “discos” mais finos. Desta forma, a sua receita nunca mais será igual à anterior.
Como fazer caçarola de bife de duas maneiras diferentes
Ok, você já viu alguns dos Melhores opções de carne para fazer caçarola de bife. Mas venha cá, qual é o conceito de preparação? Ou seja, como surpreender a todos no próximo jantar? Para responder a isso, encontrei 2 maneiras fenomenais de fazer um bife assim.
Preparação 1 – Caçarola de bife na panela de pressão
Provavelmente você nem tem caçarola em casa e tudo bem, você não precisa pedir emprestado para sua mãe ou avó. Aqui o bom e velho panela de pressão faz o trabalho como poucos. Veja tudo o que a receita envolve:
Ingredientes
- 2kg de coxinha dura cortada em bife de espessura média.
- 7 a 8 tomates maduros
- 3 cebolas médias picadas
- 1 pimenta vermelha picada
- 6 dentes de alho processados
- Páprica, páprica, pimenta síria, ervas finas e cominho em pó a gosto
- Manteiga e azeite a gosto
- 1 copo de vinho tinto seco (pode ser cerveja escura)
Disponha os bifes num recipiente e tempere, deixando o alho de fora. Massageie bem para dar sabor a tudo, acrescente o azeite e reserve por 30 minutos. Decorrido o tempo, frite os bifes na frigideira até formar uma pasta pegajosa no fundo, retire.
A seguir, refogue o alho e a cebola com um pouco de manteiga e azeite. Depois de deglaçado o fundo, devolva a carne, ajuste o sal, acrescente o vinho e o restante dos ingredientes. Cubra e, quando a pressão aumentar, cozinhe em fogo médio por 15 minutos.
Preparação 2 – Caçarola de bife em frigideira convencional
Por fim, trago para vocês um “reinterpretação” da receita do bife caçarola, que pode ser feito em frigideira alta. O processo de preparo é bem parecido, ou seja, temperar a carne, dourar, adicionar a cebola e uma lata de cerveja preta.
Além disso, preste atenção aos vegetais para dar mais riqueza ao molho. A carne utilizada é coxa macia em bifes médio. No entanto, o truque aqui é adicionar meia xícara de caldo caseiro de vegetais ou carne.
Em seguida, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe até o molho reduzir e ficar apetitoso. Finalize com salsa fresca picada e desfrute do verdadeiro sabor do guisado de carne. Se você tiver um fogão a lenha, o resultado é ainda mais impressionante.
Quando aprendi a fazer caçarola de bife, achei ótimo saber como os pratos tradicionais brasileiros têm sabor tão rico e versátil. Certifique-se de experimentar e diversificar sempre que possível.
Espero muito que tenham gostado das minhas dicas, compartilhem e até a próxima!