O corte Flat Iron está no ombro da carne, mais precisamente na raquete, também é conhecido como bife de ombro por ficar na região da paleta da carne bovina. O preparo mais clássico é o assado rápido na grelha, mas dá para fazer muita coisa com a carne.
No Brasil, o corte está sendo descoberto por churrasqueiros curiosos e por pessoas que buscam carnes diferenciadas para o dia a dia. Se este for o seu caso, tenho a solução para acabar de uma vez por todas com as suas dúvidas. Confira tudo sobre um dos cortes de carne mais macios!
Qual parte do boi é exatamente a Chapinha? O que saber?
A chapinha fica na parte da frente do boi e veio para provar que a frente tem cortes de qualidade. Algumas pessoas dizem que é perto do raquete na paleta. Mas na verdade é a raquete cortada de uma forma diferente, vamos por partes.
A raquete é um corte que fica na lateral do núcleo da paleta, tem formato plano e é relativamente fino. Na peça tradicional, o açougueiro limpa a raquete e faz cortes padrão como bifes, ou seja, cortando a carne de cima para baixo.
E a raquete fica muito boa assim porque tem toda aquela gordura entremeada. O problema é que No centro da raquete existe uma membrana resistente que é difícil e precisa ser removida.
Então, uma vez que um especialista em Cortes de carne bovina americanadecidiu cortar a raquete ao meio em direção à membrana. Como resultado obteve dois músculos planos, sem membrana e extremamente macios, no caso, o Flat Iron.
Por que o bife de ombro é considerado um dos cortes mais macios da carne bovina?
A paleta é considerada por muitos açougueiros experientes como um dos cortes de carne mais tenros. Não é à toa, pois a raquete já é uma carne fantástica, mas quando cortada sem colágeno ela se transforma:
- Fibras: corte é a tradução da fibra curta e macia.
- Marmoreio: a gordura entremeada oferece sabores ricos e profundos no paladar.
- Textura suave: embora seja um corte do quarto dianteiro, é incrivelmente macio e raramente seca.
- Praticidade: ao contrário de outros cortes que demoram na grelha, o bife de ombro fica pronto em apenas alguns minutos.
Onde você encontra o corte premium Flat Iron?
A essa altura você já deve estar planejando fazer aquele churrasco incrível com o corte, certo? Antes disso, preciso dizer que não é uma carne que você encontra em todo lugar.
Veja bem, estamos falando aqui de carnes consideradas inovadoras e até gourmet. Portanto, açougues tradicionais de supermercados ainda não se adaptaram às tendênciasele entende?
Portanto, você precisará pesquisar na internet lojas especializadas em cortes especiais, onde você comprará versões congeladas. Ou opte por açougues e lojas especializadas, normalmente presentes nas grandes cidades.
O custo médio do quilo de chapinha fica entre R$ 95,00 e R$ 140,00, principalmente por ser uma carne bem específica.
Receitas de chapinha: 3 maneiras de dar vida ao bife de ombro
Considerando que a paleta pode ser preparada com diferentes cortes de carne, selecionei 3 preparações exclusivas para você. Através de simples preparativos você verá que não há segredo em lidar com um carne premium.
Afinal, algumas pessoas acreditam que quanto mais especial a carne, mais complexa ela é de fazer, pelo contrário. A qualidade superior simplifica todos os tipos de receitas, sejam assadas ou grelhadas.
1. Chapinha prática e suculenta na chapa
Por acaso você tem uma boa folha de ferro por aí? Então, você vai adorar essa primeira sugestão, que envolve apenas temperos simples, chapa quente e carne de qualidade:
- Primeiro, coloque a frigideira para aquecer até começar a soltar fumaça.
- Enquanto isso, polvilhe a carne com uma mistura de sal amassado, pimenta-do-reino, páprica picante, chimichurri e tomilho a gosto.
- Em seguida, coloque um pouco de manteiga e azeite no prato e acrescente a carne.
- O tempo médio é de 3 minutos para cada lado, regando sempre com mais manteiga para reter a umidade e o sabor.
- Um segredinho é girar a carne a cada 2 minutos para dar mais cor à superfície.
- Por fim, retire o prato, espere dois minutos e corte para se maravilhar com o cozimento da carne.
Se quiser realçar o sabor natural da paleta, dispense os temperos e use apenas sal e pimenta amassados. Ah, é importante dizer que esse preparo também funciona em frigideira de fundo grosso.
2. Chapinha na churrasqueira com molho de gorgonzola
Para não decepcionar os leitores apaixonados por churrasco, uma segunda alternativa para destacar as qualidades do corte é optar pelo tradicional churrasco.
Mas o truque é incrementar a experiência com molho de gorgonzola e redução de vinho branco. O molho contém apenas: azeite, vinho branco seco, queijo gorgonzola e natas frescas. O churrasco é feito com sal grosso e raso de qualidade.
Como bom acompanhamento de churrasco, prepare batatas assadas em conserva e servidas com mostarda agridoce e molho de mel. Quer saber como acertar na primeira vez? Por enquanto é isso, assista ao vídeo da receita:
3. Lanche rústico com chapinha perfeitamente cozida e molho caseiro
Por fim, a terceira sugestão é uma das minhas preferidas, resolvi compartilhar essa maravilha com vocês. Sabe aquele lanche rápido para aperitivo ou para acelerar lanches de churrasco? Portanto, minha recomendação é combinar:
- Alças finas seladas numa frigideira com manteiga, alho, alecrim e azeite.
- Folhas frescas de rúcula e agrião.
- Tomate italiano em fatias muito finas (ou tomate seco).
- Suculentas fatias de provolone ou mussarela de búfala.
- Pão rústico fresco.
- Molho de maionese caseiro com mostarda.
- Picles para finalizar a receita.
O interessante é que você monte o lanche previamente e deixe a carne sobre ele ainda quente, perfeitamente selada. Bom apetite, porque até eu estava morrendo de vontade de comer isso de novo.
Sério, me conta, o que você achou da chapinha e de tudo que você pode fazer com carne? No açougue você pode pedir o “sete da paleta” e o profissional saberá exatamente o que você procura.
Espero muito que tenham gostado das minhas dicas, compartilhem com mais pessoas e até a próxima!