O estrogonofe é um prato muito versátil e fácil de fazer, sabendo disso trouxemos para você a receita dessa maravilha que com certeza vai deixar todo mundo com água na boca.
O mais interessante deste prato é que é um dos pratos que mais mudou ao longo dos anos, tornando-se algo muito diferente do que era no início na Rússia.
Vamos falar sobre algumas dessas diferenças, a receita maravilhosa do estrogonofe de carne moída e por que a culinária do Brasil pode oferecer tantos diferenciais aos pratos trazidos aqui.
A carne moída é muito utilizada em diversas receitas e é especialmente útil em preparações fáceis como fazer panquecas e também em recheios de pastelaria.
Variações de Strogonoff atingem um novo patamar
Como dissemos antes, o estrogonofe se transformou ao longo dos anos, saindo do lugar de prato gourmet que pode ser encontrado em diversos restaurantes, com complementos diversos e até se tornando recheio de batatas assadas e panquecas ao redor do mundo.
Outro detalhe interessante sobre o estrogonofe no Brasil é o seu consumo junto com a nossa chamada batata palha, e isso se torna especialmente interessante porque na receita original havia batata cozida com o frango, retirada da receita quando era levada para outros lugares, e depois voltou, em outro formato, para o estrogonofe.
A mudança do estrogonofe para a carne moída foi produzida no Brasil e representa uma das desconstruções dramáticas do prato, pois mesmo quando a proteína era trocada, ela geralmente era servida em pedaços ou tiras, como na receita original.
O estrogonofe de carne moída com certeza é um excelente recheio para lanches e acompanha arroz com batata palha assim como qualquer outra versão.
Confira abaixo a receita de estrogonofe de carne moída, escolhida como uma das mais famosas da atualidade, que selecionamos especialmente para você.
Lembrando que o passo a passo deve ser seguido corretamente, evitando assim que o resultado não seja o esperado. Confira:
Receita de Strogonoff de Carne Moída
Ingredientes
- 1 kg de carne moída (moer apenas uma vez)
- 1 cebola picada
- 1 dente de alho esmagado
- 1 xícara de café com óleo
- Sal, pimenta preta, noz-moscada a gosto
- 1 caldo de carne
- 2 latas de creme
- 100g de ketchup
- 100 g de mostarda
- 200 g de cogumelo
- Aroma verde a gosto
- Batata palha a gosto
Método de preparação
- Numa frigideira coloque o azeite, a cebola e o alho para fritar sem deixar queimar.
- Refogue bem a carne
- Em seguida adicione o sal, a pimenta, a noz-moscada e o caldo de carne.
- Depois de bem refogado, acrescente o restante dos ingredientes
- Desligue o fogo assim que ferver
- Adicione a pimenta verde e sirva com arroz branco e batata palha
Originalidade brasileira na culinária
Definitivamente não é a primeira vez que o Brasil se torna referência em criatividade culinária, devido às mudanças nos pratos trazidos para o país.
Nos principais programas de televisão aberta podemos perceber que o Brasil tem crescido cada vez mais, sempre revelando novos chefs.
Brasileiros até então desconhecidos do grande público, que, tendo a oportunidade de aparecer, demonstram seus dotes culinários.
Uma das nossas maiores receitas, a feijoada, nasceu da mistura de ensopados portugueses com pratos africanos, assim como o cuscuz consumido tanto em São Paulo quanto na Bahia.
São Paulo, por exemplo, só perde para Nova York em sabores de pizza e a ideia de usar manga no sushi foi apresentada por um chef brasileiro. Ou seja, aproveite todas as maravilhosas variações de pratos que o Brasil tem a oferecer!
Bom, espero que tenham gostado da receita de Strogonoff de carne moída. Uma deliciosa variação de um prato tão querido pelos brasileiros!