Como fazer sorvete caseiro. Depois que aprendi como fazer isso Sorvete caseironão compramos mais sorvete aqui em casa (mentira, ha!).
Nos sorvetes industrializados, além da gordura vegetal e da manteiga (sim, você pode comer as duas), existe uma gama de produtos artificiais que só fazem mal ao nosso organismo, então prepare-se porque o que vou mostrar é um pouco mais saudável.
O sorvete caseiro é mais saudável?
Por ser tão leve esse sorvete não deixa aquela camada de gordura na boca, então podemos saborear!
Já testei diversas receitas de sorvete, mas essa é a que mais se aproxima do sorvete industrializado em termos de textura, mas isso só vale para quem não tem sorveteira.
Fiz com morango porque é o preferido do meu marido (quando esse homem vai adquirir o paladar adulto, né?).
Como fazer sorvete caseiro?
Vamos à receita, que é muito fácil e rende 1 pote de 2 litros e outro pote pequeno que deve ter em torno de 200ml.
Primeiro passo
Bata no liquidificador por 3 minutos:
- 1/2 litro de leite;
- 1 colher de chá de liga neutra;
- 1/2 xícara de açúcar.
Em seguida, coloque-o em uma assadeira de alumínio ou em uma pequena travessa de vidro e leve ao freezer ou freezer até endurecer. Como o alumínio congela muito mais rápido, ele fica pronto para a próxima etapa em 1 hora.
Segundo estágio
Agora usaremos o mixer. Pique a base congelada com uma faca e coloque os pedaços na tigela grande da batedeira. Adicionar:
- 1 caixinha de creme;
- 1/2 lata de leite condensado;
- 1 colher de chá de emulsificante;
- 1 colher de pó aromatizante ou polpa de fruta (como não tinha, usei 1 pacote de suco de morango em pó).
Atenção aos detalhes
Bata todos os ingredientes por 12 minutos (mas comece na velocidade mais baixa e vá aumentando), vai virar uma massa enorme e fofinha (confesso que não aguento bater esse tempo todo, bati por uns 8 minutos) .
Coloque em uma vasilha de sorvete ou de plástico e tampe, é importante que a vasilha esteja cheia até o topo para evitar a formação de cristais de gelo.
Se o recipiente for maior que a quantidade de sorvete, coloque um pedaço de filme plástico contra a massa antes de cobrir. Leve para gelar.
O resultado foi surpreendente, nada daqueles sorvetes duros e quebradiços, simplesmente adorei.
Dicas para sorvetes deliciosos
O segredo do sorvete cremoso sem cristais de gelo é o congelamento rápido, então quanto mais rápido ele congela, mais cremoso fica.
Mas se o seu freezer não for muito potente e se formarem cristais, você pode descongelar um pouco e bater mais uma vez na batedeira.
Para quem não sabe, a liga neutra serve para unir os ingredientes e o emulsificante para arejar e dar volume. Ambos são vendidos em confeitarias e em alguns supermercados.
Você já viu nossa receita de sorvete de flocos e manga? Se você está procurando uma receita de sorvete caseiro, faça-os porque também são maravilhosos!
Existem outras vantagens em consumir sorvete caseiro?
Uma das maiores vantagens da receita de sorvete caseiro é a possibilidade de utilizar ingredientes frescos e naturais, como frutas maduras.
Além disso, tem menos risco de afetar a saúde, pois evita conservantes e aditivos artificiais, comuns em sorvetes industriais.
Da mesma forma, ao fazer sorvete em casa, você tem a liberdade de criar combinações únicas de sabores, com:
- uma mistura de frutas e ervas;
- inclusão de especiarias e outros ingredientes;
- adicionando chocolate ao seu gosto.
Você também pode experimentar combinações como morango com manjericão, chocolate com menta ou abacaxi com coco.
Controle de açúcar
Aprender como fazer sorvete caseiro permite controlar o açúcar da receita. Portanto, esta é mais uma vantagem para quem quer reduzir o consumo ou utilizar alternativas mais saudáveis, como o mel ou adoçantes naturais.
Mudanças de receita
Você pode ajustar a textura do sorvete de acordo com sua preferência, para deixá-lo mais cremoso ou mais gelado.
Da mesma forma, você pode adicionar mix-ins como pedaços de chocolate, nozes ou biscoitos ou fazer um sorvete caseiro simples.
Como conservar seu sorvete caseiro?
Você pode armazenar seu sorvete caseiro cremoso no freezer por até duas semanas, porém, somente se é mantido em um recipiente hermético. Dessa forma, você evita a formação de cristais de gelo e odores indesejados.
Prevenção de cristais de gelo
Uma dica para evitar a formação de cristais de gelo no sorvete é mexer a mistura diversas vezes durante o processo de congelamento ou adicionar um pouco de álcool, como rum ou vodca, na receita.
Dicas de acompanhamento
Sirva o seu sorvete com uma ampla variedade de acompanhamentos para tornar a experiência ainda mais saborosa.
Então, experimente adicionar calda de chocolate, frutas frescas, granola, nozes ou até biscoitos triturados.