Como fazer cupcakes de banana, cacau e nutella?

O cupcakes de Banana, cacau e nutella é uma receita deliciosa, ideal para um lanche especial da tarde. Veja, então, o passo a passo para fazer essa sobremesa em casa com muita facilidade.

Como fazer cupcakes de banana, cacau e nutella?

Cupcakes fáceis de fazer e deliciosos para um café da tarde! Não usei batedeira nem liquidificador, apenas um batedor para misturar.

Usei essas formas porque comprei na empresa que as fabrica, mas você pode usar uma forma para muffins de bis, ou formas de cupcake.

Ingredientes da receita

Antes de começar a receita, vale dizer que ela rende 12 bolinhos, ou 6 bolinhos e uma forma pequena de bolo inglês (que foi a opção que escolhi fazer, embora as fotos só mostrem os 6 bolinhos). Vamos à receita?

  • 2 ovos grandes (use 3 se forem pequenos);
  • 1 xícara (chá) de leite morno;
  • 1 banana amassada (qualquer tipo, desde que bem madura);
  • 4 colheres de sopa de óleo;
  • 2 xícaras (chá) de farinha;
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • Creme de avelã (Nutella ou outra marca) a gosto.
bolinho de cacau

Método de preparação

Misture os ingredientes líquidos, acrescente os ingredientes secos e misture bem. Você pode adicioná-los na ordem da lista de ingredientes, exceto a Nutella que você coloca em cima de cada cupcake, antes de levar ao forno.

Preencha as formas 2/3, acrescente a Nutella, usei aproximadamente 1 colher (sobremesa) em cada cupcake, espalhei na superfície.

Asse por aproximadamente 20 minutos em forno já aquecido por 10 minutos a 180ºC.

bolinho de banana com chocolatebolinho de banana com chocolate

Quais são os benefícios dos muffins de banana?

O bolinho de banana, cacau e nutella, além de ser uma opção muito saborosa, também é um doce nutritivo. Isso porque a banana torna a massa rica em nutrientes que podem ajudar na saúde, pois contém:

  • vitaminas;
  • minerais;
  • potássio;
  • magnésio;
  • ferro.

A fruta é rica em vitamina C e B6, além de fibras alimentares que auxiliam na digestão de quem a ingere.

Portanto, é uma opção doce que não deixa você se sentir inchado e desconfortável, ou seja, dá sensação de saciedade sem passar mal.

Cupcake de banana, cacau e nutellaCupcake de banana, cacau e nutella
Entenda como fazer um ótimo bolinho de banana, cacau e nutella. Imagem de Romana no Pexels.

Como deixar a receita mais fitness?

Quem precisa de uma receita mais saudável, por exemplo, também pode alterar alguns ingredientes para incluir o doce em todas as suas dietas.

Assim, é possível trocar a farinha por aveia ou outras opções que atendam a quem não pode consumir glúten.

A aveia é rica em carboidratos complexos e fibras, o que a torna um ótimo complemento para a receita de muffin de banana, cacau e nutella.

Portanto, proporciona sensação de energia e saciedade a quem o consome, além de possuir componentes que auxiliam na redução dos níveis de colesterol.

Você também pode substituir o açúcar tradicional pelo açúcar mascavo, ou optar por alternativas como mel ou melaço. Além disso, você pode usar óleos mais saudáveis, como o de coco ou o de girassol, que não possuem um teor tão alto de gordura e dão mais saúde.

Cupcake de banana, cacau e nutellaCupcake de banana, cacau e nutella
Faça um bolinho de banana, cacau e nutella mais saudável com nossas dicas. Imagem de Castorly Stock em Pexels.

Como lidar com o chocolate?

O cacau já é um item que cabe em quase todas as receitas, mas a adaptação pode exigir que você reduza a quantidade de nutella. Assim, você pode manipular a receita para encaixar até mesmo nas dietas mais restritas com doces.

Clique para votar nesta postagem!

Quer conhecer outras receitas parecidas com Como fazer cupcakes de banana, cacau e nutella? você pode visitar nossa categoria clicando aqui 👉 Doces.

Participe do nosso Grupo do WhatsApp Clicando Aqui 👉 Participe do nosso grupo!!

Amanda Cristina

Sou Amanda Cristina redatora especializada no mundo da culinária e gastronomia, sou redatora desse site de receitas. Minha jornada começou com uma paixão genuína pela comida e a vontade de compartilhar minhas descobertas culinárias com o mundo.Com formação em Comunicação e Jornalismo, rapidamente percebi que minha verdadeira paixão estava na escrita de artigos, receitas e dicas relacionadas à culinária.

Receitas para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Mais informações