Arroz Carreteiro Fácil (Completo) - A melhor receita

Maravilhoso! Hoje você aprenderá a fazer a receita do Arroz Carreteiro: um dos mais belos e saborosos pratos típicos brasileiros.

Aquele cheiro, aquele aspecto de dar água na boca com a carne seca desfiada e tantos outros ingredientes que tornam este prato colorido e atraente... é impossível resistir a este prato incrível.

E se você acha que é difícil se preparar, terá uma surpresa. Seguindo o passo a passo abaixo, você aprenderá a preparar o arroz carreteiro de forma simples e fácil:

Receita Fácil e Rápida de Arroz Carreteiro

Ingredientes

  • 3 xícaras de arroz;
  • 5 dentes de alho;
  • 1 cebola média;
  • 1kg de Carne seca;
  • 100g de vagens;
  • 250g de cenoura;
  • 2 espigas de milho verde ou 1/2 lata de milho;
  • 10 azeitonas;
  • Cheiro verde.

Modo de preparar

  1. Retire o sal da carne um dia antes de fazer a receita.
  2. Pique em pedaços pequenos e frite até dourar. Adicione a cebola e o alho.
  3. Depois que estiverem dourados, acrescente o arroz, o feijão verde e a cenoura picados, o milho verde e refogue tudo.
  4. Adicione 6 xícaras de água e deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos.
  5. Deixe secar cerca de 10 minutos antes de servir, com o fogo desligado. Em seguida, polvilhe a pimenta verde e as azeitonas picadas.

Preparar! Rende bastante, atendendo entre 10 e 15 pessoas.

Deixarei abaixo uma indicação de outro método de preparo altamente recomendado e aprovado, ministrado pela Isamara:

O que servir com arroz carreteiro?

Por ser considerado um prato completo e já ter muitos ingredientes, não necessita de muitos acompanhamentos. Mas é possível complementar o prato com carne de porco como bife ou presunto, tutu de feijão e salada de folhas.

Arroz Carreteiro e sua origem

Muitos chamam esse prato de arroz carreteiro principalmente pela sua origem. É considerado um prato típico de Minas Gerais, mas também é gaúcho!

Acontece que há alguns séculos atrás, os tropeiros gaúchos que iam para Minas Gerais facilitavam o transporte e o preparo das refeições levando apenas uma panela e ingredientes fáceis de guardar, como arroz e carnes salgadas. Na hora de parar para comer, tudo estava misturado.

Além disso, há relatos de que levavam charque para ser vendido em território mineiro. O sucesso foi tamanho que esse tipo de preparo rapidamente se popularizou em Minas Gerais a ponto de ser considerado um prato típico mineiro.

Uma opção muito especial para preparar no almoço de domingo em família ou na ocasião que você quiser.

Quer conhecer outras receitas parecidas com Arroz Carreteiro Fácil (Completo) - A melhor receita você pode visitar nossa categoria clicando aqui 👉 Acompanhamentos.

Participe do nosso Grupo do WhatsApp Clicando Aqui 👉 Participe do nosso grupo!!

Amanda Cristina

Sou Amanda Cristina redatora especializada no mundo da culinária e gastronomia, sou redatora desse site de receitas. Minha jornada começou com uma paixão genuína pela comida e a vontade de compartilhar minhas descobertas culinárias com o mundo.Com formação em Comunicação e Jornalismo, rapidamente percebi que minha verdadeira paixão estava na escrita de artigos, receitas e dicas relacionadas à culinária.

Receitas para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Mais informações