Qual parte do boi? Para que serve?

A carne de abate É uma manta fina localizada entre o couro e a carne da costela bordada, ou seja, fica entre a pele e a costela. Devido à sua espessura fina e fibrosa e aos pontos de colágeno, é usado principalmente em receitas recheadas, mas você pode fazer qualquer coisa com a carne.

O matambre se popularizou recentemente, mas é uma carne muito consumida na região Sul do Brasil. Quer saber tudo que descobri sobre essa incrível manta de carne, misturada com gordura e sabor? Basta seguir as dicas, vamos?

Como identificar a carne matambre na carne bovina?

Sinceramente, você só conseguirá ver o matambre se ele estiver presente durante a desossa, pois é um dos primeiros cortes retirados. A carne cobre a parte externa da ponta da agulha e fica bem abaixo da pele do animal..

Quando você olha para a carcaça da carne bovina, o Matambre tem uma cor avermelhada suave e é intercalada com camadas de gordura., tanto superior quanto inferior. E é justamente a presença de gordura que indica sua qualidade e maciez.

Qual a qualidade do matambre bovino?

Quando você olha para a carne pela primeira vez, provavelmente ela não mostra nada. Porém, ao avaliar a estrutura, você percebe que se trata de um corte bem diferente. Na verdade, é uma carne barata e que está sempre disponível porque poucas pessoas a conhecem e se arriscam a prepará-la.

  • Sabor intenso: A carne possui gordura na parte inferior e superior, resultando em sabores ricos e intensos.
  • Textura única: sua textura é uma mistura de sensações, pois possui fibras longas e muito firmes. Porém, basta saber prepará-lo para fazer assados ​​bem suculentos e macios.
  • Flexível: apesar da consistência, os pratos com matambre não têm limites, podendo ser assados, grelhados, cozidos, grelhados e até em ensopados.

O matambre bovino é um corte histórico da região Sul do país

Enquanto você descobre o matambre, ele já é consumido no Sul desde a época dos gaúchos argentinos e uruguaios. Neste contexto, os carroceiros continuaram a viagem e trouxeram gado, uns para venda, outros para consumo.

Por isso, no caminho pararam para comer e abateram gado para alimentar a todos. Porém, naquele momento a fome já batia e o matambre foi o primeiro corte que apareceu na tão procurada costela bovina..

Enquanto o profissional cortava e desossava o gado, o matadouro já pegava fogo. Com isso, eles tinham o que mastigar antes mesmo de a carne ser desossada, uma história legal, né?

O termo matambre, por sua vez, vem do espanhol “Mata Hambre”, que é o mesmo que “mata a fome”. Tudo porque foi rápido de preparar e serviu mesmo para “tapar” a fome.

DICA: Como saber se o matambre está fresco?

Costumo dizer que as más experiências com a carne de matambre são resultado de animais mais velhos.

Tudo indica que o matambre duro provém de bovinos que já passaram da época de abate e, portanto, entregam realmente fibras duras. Afinal, como saber se a carne está fresca e perfeita para consumo?

  • Avalie se a carne tem gordura superior e inferior.
  • A quantidade de gordura não pode ser exagerada, apenas para dar suculência.
  • Você poderá notar uma “película” branca cobrindo a manta, é ideal e mostra a qualidade do corte.
  • A cor geral do matambre precisa ser bem clara, o que evidencia um animal precoce e carne macia.

Qual a real utilidade da carne de matambre na culinária?

Não é exagero dizer que o matambre serve para tudo, pois acompanha muito as receitas. Agora o O segredo é comprar carne naturalse não cozinhar ainda mais pode amolecer o corte, concorda?

Considerando que hoje você tem acesso fácil a uma infinidade de carnes de diferentes qualidades, juntei duas sugestões sensacionais.

Tem como fazer matambre no espeto na churrasqueira?

Sim, você pode fazer matambre no espeto assado direto no braseiro, mas é a preparação mais simples? Bem, essa é uma pergunta que você só pode responder testando. A primeira coisa mais importante: matambre de qualidade, o resto vai embora.

Comece temperando toda a extensão do matambre, com uma mistura de sal amassado, pimenta preta, pimenta branca moída e um toque de pimenta caiena. Ah, cubra também com azeite para dar tempero.

Em seguida, espete a carne em movimento de sanfona, ou seja, passando por cima e por baixo da carne. Por fim, leve-o a uma altura de 50cm do braseiro médio. À medida que a carne encolhe, vire para cozinhar de todos os lados.

O ponto perfeito é quando a gordura doura e a carne fica bem vermelha e super apetitosa.

Receita de matambre recheado como você nunca viu

Agora, se você não quer assar, mas gostaria de uma receita para reunir a família, eu tenho a solução. Que tal fazer um matambre recheado com:

  • Bacon Cobertor
  • Ovos cozidos
  • Palitos de cenoura
  • Salsicha caseira sem tripa
  • Sal, pimenta preta, azeite e ervas finas

Pode parecer inusitado, mas ao ver o resultado do assado será uma chuva de elogios. Ah, quase esqueci, é importante deixar a parte gordurosa de fora, isso evita que a carne resseque.

Quer saber mais detalhes? Assista ao vídeo de preparação completo:

Matambre tem tudo para se tornar o seu favorito a partir de agora

A carne Matambre se tornou tão popular entre os brasileiros que grandes frigoríficos investiram pesadamente na venda de cortes maturados. Isso significa que você pode encontrá-lo facilmente para testar à vontade.

Siga as recomendações de hoje, escolha boas carnes e crie receitas que atendam a todas as ocasiões. Afinal, a carne bovina só é boa quando oferece o máximo de versatilidade, concorda comigo?

Espero muito que tenham gostado das minhas dicas, aproveitem para compartilhar e até a próxima!

Quer conhecer outras receitas parecidas com Qual parte do boi? Para que serve? você pode visitar nossa categoria clicando aqui 👉 Carnes.

Participe do nosso Grupo do WhatsApp Clicando Aqui 👉 Participe do nosso grupo!!

Amanda Cristina

Sou Amanda Cristina redatora especializada no mundo da culinária e gastronomia, sou redatora desse site de receitas. Minha jornada começou com uma paixão genuína pela comida e a vontade de compartilhar minhas descobertas culinárias com o mundo.Com formação em Comunicação e Jornalismo, rapidamente percebi que minha verdadeira paixão estava na escrita de artigos, receitas e dicas relacionadas à culinária.

Receitas para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Mais informações