O Baião de Dois é uma das receitas mais saborosas e completas, e acompanha bem carne de sol, costelinha de porco e paleta desfiadamas se você souber manipular temperos e ingredientes, poderá diversificar ainda mais o cardápio.
A culinária nordestina tem uma riqueza única e nos oferece pratos como o baião de Dois, típico do Ceará, mas apreciado em todos os lugares. No conteúdo a seguir você verá como complementar sua experiência com o tradicional baião!
Baião de Dois combina com que carne: 4 candidatos para enriquecer a sua refeição
Poucas receitas chegam a tantas mesas brasileiras como o baião de Dois, seja em churrascos ou em refeições especiais. Geralmente alguns dos acompanhamentos mais tradicionais do baião incluem queijo de coalho mandioca frita e faróis.
Porém, para trazer mais sustento à mesa, e claro, sabores incríveis, é interessante aprender a harmonizar carnes. Por isso, as sugestões abaixo refletem carnes que podem realmente elevar a sofisticação e o sabor da sua refeição.
1. Carne enlatada
A Carne de Sol É um mistério para muitos, que o confundem com carne seca. Ao acompanhar o baião, é possível servir belos preparos à parte, como a tradicional carne de sol com creme.
Esta receita combina natas frescas, natas frescas, queijo de coalho, temperos diversos e uma boa carne enlatada. O resultado é um preparo suculento que dá umidade ao servir junto com o baião.
Outra forma de aproveitar a carne de sol é colocá-la dentro do baião de dos. Isso mesmo, a carne vira um ingrediente importante que valoriza e deixa o baião ainda mais apetitoso. Apesar disso, saiba que não é tradicional na culinária cearense.
Quer aprender a fazer um tradicional baião de Dois nordestino com carne de sol de primeira? Confira o vídeo abaixo:
2. Costelinha de porco
Via de regra, o baião de Dois não é uma receita tão úmida porque as pessoas cozinham demais. Nessas circunstâncias, nada melhor do que escolher uma carne para baião de Dois que reforce sua umidade, certo?
Portanto, a costela de porco é uma alternativa barata e fácil de fazer. Não menos importante, o receitas com costela têm sabor muito agradável e boa suculência. Então, olha que ideia brilhante para você temperar sua carne:
- Mistura de alho picado, cebola e alho-poró
- Sal e pimenta preta a gosto
- Suco de limão e laranja
- Ervas aromáticas como alecrim, salsa, tomilho, cebolinha e louro
- Azeite para aumentar a umidade
Espalhe a mistura de temperos sobre a carne e reserve por 2 horas, depois asse até dourar e ficar macio. Por fim, você escolhe se quer servir o baião separadamente ou finalizar a carne dentro do baião. Na minha opinião fica mais gostoso combinar tudo, experimente!
3. Salsicha calabresa
Se o baião de Dois combina bem com qualquer carne que você tiver disponível, isso se aplica à linguiça calabresa? Ouço muito isso, porque as pessoas não consideram o linguiça calabresa como a própria carne.
Mas posso garantir que sim, a linguiça pode complementar o sabor final do baião. Porém, neste caso, é fundamental incluir a linguiça diretamente nas etapas de preparo do baião, assim:
- Primeiro, retire a película que envolve a salsicha.
- Depois corte em fatias médias.
- Coloque um fio de azeite na frigideira e frite a linguiça.
- Assim que dourar, acrescente 1 cebola fatiada.
- Quando a cebola murchar ligeiramente, adicione 2 dentes de alho picados.
- Por fim, adicione a linguiça ao preparo do baião.
O legal dessa sugestão é que você incorpora mais uma camada de sabor do refogado da cebola com alho.
4. Ombro de porco cozido e desfiado
Em vez de usar carne enlatada desfiada para complementar o baião de Dois, o que você acha de uma suculenta ombro de porco? Isso mesmo, esse corte de porco é rico em umidade e sabor, e na hora de desfiar para adicionar no baião, acredite, fica divino.
Existem milhares de maneiras de cozinhar a paleta a ponto de desmoronar, mas a minha preferida é na panela de pressão.
Para isso, utilize 1,5kg de paleta de porco, cebola, alho, pimentão amarelo e vermelho, tomate, molho de tomate, caldo de legumes ou de carne, páprica, páprica, cominho, sal e pimenta-do-reino.
Depois selar a carne e refogue os ingredientes, devolva a carne e acrescente os líquidos. Em seguida, tampe e, quando a pressão aumentar, cozinhe por 1 hora em fogo baixo. O resultado é uma carne que pode ser desfiada, use a quantidade que achar ideal no baião.
Você pode até usar parte do molho para umedecer os dois baiões. Ou então, sirva o restante da carne separadamente e aproveite para fazer uma farofa bem suculenta. Assista ao vídeo de uma receita incrível:
Baião de Dois acompanha qual carne? A resposta que você procurava!
Convenhamos, o baião é perfeito e você pode comê-lo puro, sem nenhum acompanhamento. Porém, depois de descobrir qual baião de Dois combina com a carne que você quiser, suas receitas ganham novas nuances.
E outra, não é preciso variar apenas a carne, mas também a escolha dos ingredientes do baião. Em cada região do país o baião tem uma “roupagem” diferente, use isso a seu favor e tenha sempre uma mesa convidativa.
Achou legais as dicas do conteúdo de hoje? Então, compartilhe esse conhecimento com seus amigos e até a próxima!