Quando se trata de decidir qual a melhor carne para estrogonofe, as pessoas nem sempre chegam a uma conclusão unânime. Evidentemente o filé mignon é o destaque e muitos dizem que é a melhor carne para a receita.
No entanto, o Strogonoff é um prato tão versátil que você pode usar cortes diferentes e ter resultados tão fantásticos quanto com o mignon. É isso que pretendo compartilhar hoje, uma visão ampla e que caiba no orçamento de cada um, confira!
Qual a melhor carne para estrogonofe segundo a culinária clássica?
Se deixarmos de lado o fator custo da carne, então o filé mignon realmente é a melhor carne para estrogonofe. Porém, as pessoas associam isso apenas ao seu valor, ou seja, consideram-no um sinal de prestígio.
Apenas o filet mignon É um corte ideal porque possui as características certas para o que a receita pede, como: textura macia, suculência, sabor suave, máxima absorção de temperos e sabor agradável.
Sem contar que por ser magro e macio, vai bem em preparações de selagem rápida, como o estrogonofe. Porém seu preço foge da realidade da maioria dos brasileiros, infelizmente, é um dos cortes mais caros atualmente.
E se eu te contar que não tenho tanto apreço por filé mignon no estrogonofe, você acreditaria? É uma loucura eu dizer que não é uma delícia, mas sinto falta de um toque com mais gordura, sim, adoro pratos poderosos.
Justamente por isso, se você me perguntar qual é a melhor carne para estrogonofe, direi prontamente que é alcatra.
BÔNUS: receita de estrogonofe de filé mignon como você nunca comeu
Para te provar que o estrogonofe de carne é simples, embora seja um prato sofisticado, encontrei a receita perfeita:
- 500g de filé mignon em tiras grossas (parte central da peça)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 300g de creme ou creme fresco
- 200g de cogumelos Portobello fatiados (ou champignon)
- 4 colheres de sopa de conhaque (opcional)
- 1 colher de sopa de molho inglês
- 1 raminho de alecrim fresco, picado finamente
- 2 colheres de sopa de ketchup (ou pasta de tomate)
- Sal e pimenta preta a gosto
O primeiro passo é temperar a carne com sal e pimenta e cobrir as tiras com farinha de trigo. Nesse cenário, a farinha ajuda a dar uma cor mais incrível e deixa o molho final mais espesso.
Em seguida, derreta a manteiga e acrescente o alecrim para liberar aroma e sabor. Em seguida, adicione a carne e mexa rapidamente até dourar. Neste ponto adicione o cogumelo, o conhaque e dê um leve flambê, totalmente opcional.
Por fim, adicione o creme de leite, o molho inglês, o ketchup, misture e espere o molho reduzir até a consistência ideal para você. Viu como é fácil? Assista ao vídeo para não perder nenhum detalhe:
Que carne pode substituir o filé mignon? Conheça 6 alternativas igualmente saborosas
Quando eu disse filé mignon, sua carteira reclamou? Não se preocupe, como mencionei é viável escolher um carne para substituir o filé mignon e o melhor de tudo, ainda mantém o sabor original da receita.
1. Ribeye
Existem duas grandes diferenças entre o filé mignon e o lombo no estrogonofe: consistência e umidade na receita. Todo mundo sabe que o lombo é mais firme que o mignon, mas sua verdadeira qualidade está na gordura entremeada.
Dessa forma, entrega mais riqueza de sabor, o famoso “Soco” que os chefs profissionais costumam destacar. Na prática, deixa o estrogonofe mais presente no paladar e tem um custo-benefício razoável.
SEGUNDO ARQUIVO SEGREDO: por ter uma fibra mais consistente, evite cozinhar demais a carne, prefira finalizar o cozimento com o molho. Assim, cada mordida será uma verdadeira delícia!
2. Patinho
A maioria dos cozinheiros costuma consumir patinhos apenas moídos, principalmente por ser um corte magro. Porém, saiba que o patinho é extremamente versátil e rende um estrogonofe sensacional.
Isso porque o corte tem fibras firmes, onde o cozimento mais lento da receita permite que a carne extraia o sabor do molho. Uma dica pessoal: cozinhe os ingredientes com bastante manteiga de qualidade.
A manteiga é responsável por deixar o molho mais espesso, enquanto o patinho basicamente não tem gordura nenhuma. Na verdade, opte por creme em vez de creme de leite, então seu estrogonofe ficará com uma aparência profissional.
3. Coxa macia
É raro quem lembra da coxa macia na hora de fazer estrogonofe. Mas saiba que esse corte dá um prato respeitável e muito saudável. Devido às fibras curtas, pouca gordura e maciez, o piso interno Torna a receita mais barata, mas sem perder qualidade.
Para mim, o segredo do coxão mole é selá-lo rapidamente na panela, para preservar o suco interno. Por fim, o sabor suave permite utilizar mais ingredientes no preparo, como seleção natural, mostarda escura e ketchup picante.
4. Mandril de carne
Já o miolo de alcatra É um corte popular em churrascos, mas dificilmente as pessoas o utilizam no dia a dia. Recentemente fiz um estrogonofe completo, com creme, cogumelos frescos, um toque de conhaque, batata palha caseira e carne de acém.
Nessa ocasião cortei a carne em cubos generosos e selei na manteiga com azeite e tomilho. Quer saber o resultado? Ainda estou com o gosto na boca, foi simplesmente perfeito, não deixe de experimentar.
5. Alcatra
Agora sim, para mim não existe carne melhor para estrogonofe do que garupa. A combinação de carne saborosa, camada de gordura e maciez ganha meu coração e surpreende meu paladar a cada preparo.
O aspecto que ganha minha preferência é que nenhuma carne se iguala à alcatra na hora de tostar na frigideira. Depois de derreter a manteiga com azeite e fritar rapidamente até grudar no fundo, fica puro sabor no prato.
Porém, na hora de comprar, dê preferência aos bifes mais altos e com boa camada de gordura. Ah, corte cubos generosos e aproveite.
6. Peito de frango
O peito de frango é universal no estrogonofe, além de ser a carne mais barata. Mas para ter uma ótima experiência, utilize frango fresco, descongelado recentemente, retire o excesso de gordura e membranas e prepare cubos grossos.
Embora o prato tenha muita umidade, o frango seca facilmente, por isso é preciso garantir sua suculência.
Não sei se por medo ou inexperiência algumas pessoas cozinham o frango antes de adicionar na receita, não há necessidade. Para ser sincero, isso tira todo o sabor da carne e seu estrogonofe pode acabar ficando sem graça. Então, cozinhe tudo normalmente!
E para você agora, qual a melhor carne para estrogonofe?
O estrogonofe é uma receita tão barata e versátil que você não precisa se limitar a apenas uma carne específica. Pelo contrário, é aqui que você pode explorar novas combinações
Por exemplo, aqui em casa às vezes esquecemos de comprar cogumelos, então fazemos uma seleção natural. Assim faço o preparo render sabor. Isso vale para carne, ou seja, você pode usar o que estiver à venda.
Espero muito que tenham gostado das minhas dicas, compartilhem e até a próxima!