Como descongelar a carne? Dicas para descongelar rapidamente

Que atire a primeira pedra quem nunca se esqueceu de descongelar a carne para uma refeição, quando o churrasco não atrasa por esse detalhe, mas muita gente ainda não sabe como descongelar carne especialmente rapidamente.

Na internet você encontra todo tipo de dicas, métodos excêntricos e promessas não cumpridas, muitas vezes sem qualquer segurança. Então hoje vou mostrar qual a melhor forma de descongelar carne de forma rápida e com máxima segurança, confira!

Não sabe descongelar carne? Veja 4 dicas para descongelar rápido

Novas “técnicas” surgem diariamente para acelerar o descongelamento de carnes, tanto bovinas quanto suínas e de frango. No entanto, existem apenas duas maneiras 100% seguras de descongelar carne: descongelamento direto frigorífico ou através de um forno microondas.

Qualquer e todos processo que escapa a issosaiba que existem muitos riscos envolvidos. Então, basta escolher uma das sugestões abaixo quando não há outra alternativacomo último recurso.

1. Descongele a carne utilizando apenas água fria da maneira correta

De todas as técnicas que as pessoas promovem por aí, a descongelando em água fria é talvez o menos perigoso. Aqui você deve colocar a carne congelada em uma embalagem com vedação máxima. Se você tiver uma sacola ziplock, melhor ainda.

Em seguida, encha um recipiente limpo com água filtrada, se possível, que caiba na carne submersa. Em seguida, adicione a carne e leve à geladeira. Muitas pessoas insistem em deixar a carne fora da geladeira na água.

Porém, evite fazer isso em dias quentes, pois mesmo em água fria a proliferação bacteriana é uma realidade. Uma coisa que você pode fazer para diminuir o tempo é trocar a água a cada 20 a 30 minutos e reduzir a potência da geladeira.

Por outro lado, nos dias mais frios, você pode até descongelar fora da geladeira, desde que consuma imediatamente após o descongelamento.

Tempo médio para descongelar cada tipo de carne em água fria

  1. Carne bovina: aproximadamente 1 a 2 horas.
  2. Frango: aproximadamente 90 minutos a 2 horas.
  3. Carne de porco: entre 2 e 3 horas

DICA VALIOSA: a única carne que eu pessoalmente não descongelo assim é carne de porco. Primeiro, ela perde a textura, o sabor fica estranho e, convenhamos, a carne de porco exige cuidados extras. Depois, descongele na geladeira!

2. Existe uma maneira de descongelar a carne em 5 minutos?

Sim o A única forma de descongelar a carne em 5 a 10 minutos é no micro-ondas, Não há outro caminho. “Ah, mas é porque vi vídeos de pessoas usando bicarbonato, fermento e até vinagre, e no vídeo funcionou.”

Na verdade, também encontrei muitas “dicas” sobre isso, então fui procurar informações detalhadas para vocês.

Você pode usar bicarbonato para descongelar carne?

O bicarbonato não possui propriedades que possam acelerar o processo de descongelamento. Pelo contrário, altera o pH da carne, o que provoca perda de textura e sabor.

Em um dos vídeos do YouTube, vi que a pessoa usou 2 colheres em um recipiente com água. Nesse cenário, o bicarbonato pode facilmente deixar a carne com um sabor desagradável e levemente amargo, evite!

Usar vinagre para descongelar a carne funciona?

A relação de vinagre com carne é bastante antigo, mas não especificamente pelo seu poder de descongelamento. Isso porque sabe-se que a acidez do vinagre traz certa maciez à carne, embora eu nunca tenha feito isso na prática.

Por outro lado, não acrescenta muito ao descongelamento, ou seja, você apenas desperdiçará vinagre!

Posso usar fermento químico para descongelar carne?

Esse foi o máximo para mim, pois algumas pessoas simplesmente adicionaram 2 colheres de sopa de fermento químico para descongelar a carne. Porém, isso não pode funcionar, principalmente porque sua composição básica é o bicarbonato de sódio.

Pelo que li em artigos científicos, o fermento tem potencial de trazer contaminantes para a carne, então escolha outros métodos mais eficazes e seguros.

3. Como descongelar a carne com água e sal? É realmente possível?

como descongelar carne na panela

Não necessariamente, a menos que você coloque a carne em contato direto com água e sal. Mas neste caso, o fator contaminante é algo que você deve levar em consideração, sem contar que a carne pode estar muito salgada.

Por outro lado, se embrulhar a carne em um saco ziplock, a carne não terá contato direto com o sal. Conseqüentemente, você não acelera o degelo e acaba dependendo apenas da própria água, sabia?

4. Descongele pequenos pedaços de carne usando o método da panela

De tudo que vi, essa técnica é no mínimo curiosa. Aqui você precisa fazer um certo truque para descongelar a carne, veja:

  1. Pegue duas panelas do mesmo tamanho.
  2. Coloque uma das panelas com o fundo voltado para cima.
  3. Encha a outra panela com água fria.
  4. Em seguida, coloque a carne em um saco ziplock ou outra embalagem bem fechada.
  5. Depois, posicione a carne no fundo da panela.
  6. Por fim, coloque a panela com água fria sobre a carne.

Pode parecer estranho, mas a temperatura da panela com água é suficiente para descongelar a carne do centro. Vale ressaltar que é necessário colocar pequenos pedaços ou bifes de carne, por exemplo, para descongele o frango rapidamente.

Como resultado, os filés ou bifes descongelam por 15 a 30 minutos, dependendo da espessura e da temperatura ambiente. Essa é uma alternativa criativa para não colocar a carne em contato direto com a água, evitando contaminação.

Você aprendeu a descongelar carne? Veja o que não fazer na hora de descongelar carnes!

Imprevistos acontecem diariamente e ninguém está livre deles, concorda? Porém, quando você planeja, ou melhor ainda, planeja seu cardápio, fica mais fácil evitá-los. Isso lhe dá tempo suficiente para descongele a carne por 24 horas na geladeira.

Porém, se você realmente esqueceu e não tem micro-ondas, a melhor opção é descongelar em água fria. O que não se deve fazer é descongelar em temperatura ambiente, por exemplo, na bancada da pia da cozinha.

Na verdade, já vi relatos de pessoas descongelando ao sol, isso é terrível e coloca em risco a saúde. Você já imaginou o riscos da carne de frango? Ou os perigos da contaminação da carne suína?

Até o processo com água fria pode ser prejudicial se você não tomar os cuidados necessários, é um assunto sério. Bom, acredito que você já descobriu tudo sobre como descongelar carne, agora é hora de fazer direito.

Quer conhecer outras receitas parecidas com Como descongelar a carne? Dicas para descongelar rapidamente você pode visitar nossa categoria clicando aqui 👉 Carnes.

Participe do nosso Grupo do WhatsApp Clicando Aqui 👉 Participe do nosso grupo!!

Amanda Cristina

Sou Amanda Cristina redatora especializada no mundo da culinária e gastronomia, sou redatora desse site de receitas. Minha jornada começou com uma paixão genuína pela comida e a vontade de compartilhar minhas descobertas culinárias com o mundo.Com formação em Comunicação e Jornalismo, rapidamente percebi que minha verdadeira paixão estava na escrita de artigos, receitas e dicas relacionadas à culinária.

Receitas para você:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Go up

Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está satisfeito com ele. Mais informações