Ao longo dessa análise, podemos nos deparar com a dúvida: seguro auto ou rastreador de carro, qual devo escolher?
O que é um rastreador veicular?
A principal função do rastreador veicular é monitorar o veículo 24 horas por dia, todos os dias.
A localização do veículo é monitorada a todo tempo, através do sistema de posicionamento global por satélite, mais conhecido como GPS. A atuação do rastreador veicular é prevenção de um possível roubo ou furto.
O que, como você já sabe, é mais comum a cada dia que passa. Sobretudo, para quem vive nas grandes cidades.
Principais benefícios do rastreador veicular
A logística proporcionada pelo rastreador veicular é um dos maiores benefícios. Em caso de roubo ou furto, saber a localização do veículo pode possibilitar o resgate do mesmo.
Mas há um ponto negativo a se destacar! Quando o carro é roubado ou furtado e, mesmo com o rastreador, não pode ser encontrado, nesse caso a perda é total e não há indenização, já que o rastreador veicular não funciona como um seguro auto.
Uma boa notícia é que muitas seguradoras oferecem vantagens, até descontos, em seguros de veículos com rastreador. Inclusive esse é um dos motivos que leva muitos motoristas a adquirir um rastreador veicular.
Mas, nesse caso, o ideal é somente adquirir o rastreador após consultar a seguradora. Já que muitas seguradoras já oferecem esse serviço em comodato com o seguro auto.
Contratar um rastreador de carro garante indenização em caso de sinistro?
Infelizmente, não. Quando veículo é roubado ou furtado, como já foi dito, o mesmo pode ser localizado, mas as chances de recuperação são medianas.
Caso o veículo não seja localizado ou sofra algum outro tipo de dano, como acidente ou incêndio, o prejuízo é todo do proprietário.
Em termos legais, adquirir um rastreador veicular não garante nenhum tipo de reembolso.
Empresas de rastreamento que também oferecem seguro auto: é uma boa escolha?
Algumas empresas de rastreamento, para atrair mais clientes, oferecem seguro auto, além do rastreador veicular.
Embora seja uma opção viável para a maioria dos motoristas, é importante lembrar que apenas corretoras de seguro e seguradoras podem comercializar seguros. Por isso, é preciso tomar cuidado!
Porque a prática dessas empresas não é amparada pela SUSEP, Superintendência de Seguros Privados.
Seguro auto e rastreador de carro: combinar os dois pode ser uma boa solução!
Seguro auto e rastreador de carro podem ter funções diferentes, mas que combinadas podem ser complementares.
O seguro auto oferece uma proteção ampla, com cobertura em caso de acidentes e danos provenientes de colisões, por exemplo.
Danos em caso de roubo, furto e incêndio, de perda parcial ou total, são cobertos pelo seguro auto. Além disso outros benefícios podem ser oferecidos junto a apólice, como carro reserva e guincho 24 horas.
No caso do rastreador, não há a possibilidade de contratação de coberturas.
No máximo, o que o rastreador pode fazer pelo proprietário de um veículo em caso de roubo ou furto, é localizar o veículo. E mesmo nos casos onde o veículo é localizado, as chances de recuperação não são de 100%!
Então por que não combinar os dois? Unir a ampla cobertura do seguro auto e a possibilidade de localização por rastreamento em caso de sinistro, pode ser a melhor opção!
Mas lembre-se: contrate seguros sempre de corretoras e seguradoras especializadas e reconhecidas pela SUSEP!